terça-feira, 24 de novembro de 2009

O CARACOL

Para saberem um pouco mais acerca do ser vivo que vamos utilizar na actividade experimental da próxima aula...
















O caracol pertence ao grupo dos moluscos. Movimenta-se contraindo e distendendo um pé musculoso em forma de palmilha. À medida que desliza vai deixando um rasto de muco viscoso, que facilita o movimento e uma melhor aderência ao solo. O comprimento deste animal pode variar entre 2 milímetros e 5 centímetros.

A cabeça é um importante componente do caracol, sendo o centro de comando, possui dois pares de tentáculos de função sensorial, na ponta de cada tentáculo existe um olho.


O caracol torna-se inactivo tanto para suportar as temperaturas muito elevadas, dos meses mais quentes, como para resistir ao frio dos meses mais frios. Encerrado na sua concha, o caracol consegue defender-se do frio do Inverno e do calor do Verão.

Os caracóis de jardim sempre são encontrados debaixo de pedras, de madeiras e da vegetação, pois esse habitat mais húmido reduz a possibilidade da perda de água, por evaporação, do corpo.

Os caracóis são hermafroditas, têm órgãos reprodutores masculinos e femininos. Só que o animal não se autofecunda, é preciso outro com o qual ele se possa juntar e efectuar o acasalamento.


Sem comentários: