quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A MARCHA DOS PINGUINS

Depois do teste de avaliação... para descontrair...

A marcha dos pinguins - Luc Jacquet

Premiado com o Óscar de Melhor Documentário, em 2006.

Todos os anos, no ambiente gelado da Antárctica, uma incrível jornada acontece desde há milhares de anos. É a viagem dos pinguins-imperadores, sob condições extremas, para poderem acasalar.

Milhares de pinguins-imperador deixam a segurança das profundezas do oceano para levarem a cabo uma marcha incrível e muito difícil, através de território inóspito e gelado. Numa fila interminável, os pinguins marcham, cegos pelo vento, feridos pelo frio, curvados sob a neve. O que os faz seguir é o instinto da reprodução, da preservação da espécie.

Guiados pelo instinto, eles seguem caminho, sabendo que quando chegarem ao final vão encontrar o seu parceiro e acasalar. Os pinguins são fiéis a apenas um companheiro e levam a sério o ritual de acasalamento. Conforme os dias vão ficando mais pequenos e o tempo ainda mais duro, as fêmeas ficam tempo suficiente na tormenta para pôr um único ovo, o fruto desta viagem através do glaciar. Depois de cumprida a missão, elas voltam para trás, exaustas e esfomeadas, de regresso ao mar, cheio do peixe que as alimenta. Os machos ficam a cuidar do ovo, que trazem todo o tempo em cima das barbatanas. Dois meses depois, em que os machos não comem nada, os ovos começam a chocar. No entanto, as crias não aguentam muito tempo com os pais, sem comida. Se as mães não regressarem com peixe, os bebés morrerão…

Quando as mães regressam, os papéis invertem-se. Elas ficam com os bebés e os pais vão na direcção do oceano, em busca de comida. Conforme o tempo vai ficando mais quente e o glaciar vai derretendo, os adultos fazem a terrível marcha vezes sem conta, buscando comida, até que as crias estão prontas para darem o primeiro mergulho no oceano azul e imenso.




Sem comentários: